05/06/2007

Atividade PROA 17/24


A disciplina "O Uso de Blogs e Flogs na Educação" foi a de que mais gostei de participar, pena não dispor de mais tempo para participar das atividades e testar os recursos, mas é claro, agora com tudo publicado, vou ao meu tempo procurando trabalhar com essa "avalanche" de conhecimentos. O trabalho foi muito produtivo, aprendi bastante. Foi um trabalho construtivo, muitas vezes sofri, mas hoje sei que o sofrimento me trouxe muito conhecimento, isso é ótimo. O trabalho que realizamos em grupo foi muito interessante, cresci com as interações e intervenções do grupo. Adorei.


As atividades desenvolvidas na disciplina foram muito envolventes.


Como iniciei depois por estar inscrita em outra disciplina e ter solicitado para trocar, pois desde o início, a disciplina que mais me chamou a atenção foi essa, gosto muito de usar blogs e sabia que iria acabar gostando ainda mais, o que realmente aconteceu. As dificuldades foram mais por falta de tempo e ter iniciado com uma semana de atraso, a turma já estava em ritmo acelerado e, eu sou um pouco demorada. Mas, sempre busquei acompanhar o trabalho, mesmo que no rastro.


Posso dizer que a PROA 17 superou minhas expectativas, pois descobri muitas ferramentas além de blogs, que podem ou não ser adicionadas a eles. Aprendi muitas coisas que gostaria de aprender, como publicar PowerPoint, por exemplo.


As aprendizagens foram muito significativas para mim.


As professoras souberam organizar material e atividades interessantes.


Atividade PROA 17/18 - Continuação

Flogs - O trabalho do gupo está bem bonito, apresentaram tutorial usando SlideShare, apresentam várias midéias para que possamos configurar melhor os blogs, como inserir relógios, músicas, novos modelos, etc. Observei que as colegas combinavam no próprio blog a realização das tarefas, isso mostra um trabalho construtivo e coletivo. Achei muito útil a lista de servidores de flogs que elas colocaram.

Flickr - O grupo apresenta um histórico da ferramenta, seus usos, para que finalidade se usa, teorias que dão suporte ao uso da ferramenta. O tabalho do grupo está bem envolvente, considero muito interessante essa ferramenta e vou tentar explorá-la usando o tutorial que está publicado no trabalho.

Toufee - Essa ferramenta eu não conhecia. O grupo soube explorá-la muito bem, além de explicar para que ela serve. Achei interessante por ser uma ferramenta que pode promover interação, troca, discussão. O trabalho apresenta teorias, testes, descobertas. Apesar de observar que houve alguns problemas para publicação, observei também o esforço das colegas do grupo em superar essas dificuldades e em tentar ajudar quem também está com o mesmo problema.

GoogleDocs - Adorei conhecer essa ferramenta. Ela será muito útil para os nossos trabalhos pedagógicos, bem como para qualquer outro trabalho, por se tatar de um recurso muito prático, que não precisa de instalação. O grupo apresentou tutorial para uso da ferramenta, suas funcionalidades, os testes que andaram realizando, o que mostrou as descobertas feitas pelo grupo.

Thumbstacks - Recurso muito interessante, o trabalho do grupo está bem organizado, apesar das dificuldades evidenciadas no início, o que é normal, mas que foram aos poucos superando.

Stripcreator - É um dos recursos que mais apreciei, pois adoro trabalhar com histórias em quadrinhos, só usava o HQ e A Turma da Mônica (CD). Nesse trabalho conheci muitos outros recursos, que estou ansiosa para usá-los. O grupo apresentou tutoriais, idéias de construção de HQs em PowerPoint, que também pode ser no Word, história das HQs, importância das HQs para as crianças, etc. O trabalho está muito bonito.

YouTube - Não consigo acessar a página, o computador pede para finalizar tarefa e tranca.

04/06/2007

Atividade PROA 17/18

A atividade 18 solicitava que fizéssemos visitas ao blogs dos grupos e analisássemos o trabalho por eles realizado. Visitei alguns, é preciso bastante tempo para isso, pois encontramos maravilhas e acabamos nos distaindo e querendo saber muito mais.

O gupo ORKUT apresentou um boa proposta para se trabalhar com esse site de realcionamentos na educação, houve discussão sobre o assunto, foi apresentado tutorial no Slideshare, o grupo elencou vantagens e desvantagens do Orkut, disponibilizou lista de comunidades que são construtivas, depoimentos de pesquisa sobre Orkut e também criaram uma comunidade para debates sobre educação. Apresentam idéias de atividades O trabalho está muito interessante e construtivo, mostra também a participação de cada componente do grupo.

O grupo DEL.ICIO.US não teve participação de grupo, pois a colega Eloísa teve de trabalhar sozinha, não conseguindo apoio das colegas que inicialmente fariam parte de seu grupo. O trabalho está ótimo, com textos bem explicativos. Não conhecia essa ferramenta, conheci através do trabalho da Eloísa, vou tentar explorá-la para entender melhor. Parabéns Eloísa, tu és uma guerreira!

O grupo Bubbleshare está bem organizado, apresentou tutorial utilizando o própio Bubbleshare, o qual está muito claro. Apresentou também teorias da educação que dão suporte ao uso da ferramenta, que pode ser usado como um recurso interativo nas aulas.

Atividade Proa 17/22

A atividade opcional, que deve ser postada por e-mail, o que estou fazendo e também já o fiz, está publicada no blog de testes, o endereço é http://elainepflores.blogspot.com/ .
 

01/06/2007

Atividade 22 PROA/17

Realizei a atividade opcional Compartilhe suas Apresentações. Adorei usar o SlideShare, tenho pouca coisa por lá, pretendo continuar publicando apresentações. Achei bem fácil a ferramenta e de grande utilidade.