29/05/2007

Atividade PROA 17/21



RELATÓRIO DAS VISITAS AO BLOGS DAS COLEGAS DA TURMA

Pelas visitas que havia realizado anteriormente e as que tenho realizado até hoje, penso que praticamente nada mudou. Quem estava fazendo um trabalho bem construtivo como a Tânia e a Deonilda continuam fazendo e, cada vez melhor. está tudo funcionando perfeitamente, os textos são produtivos e claros. Quem está ainda iniciando "os primeiros passos", caminhou muito pouco ou quase nada. Acho interessante dizer às colegas Aline e Clarice que sempre é tempo para realizarmos o que desejamos. Se estão enfrentando algumas dificuldades, procurem ler cuidadosamente o material que as professoras aprtesentaram no blog da disciplina, tem tudo minusciosamente explicado e, se sentirem alguma dificuldade, ainda, me coloco à disposição para tentar ajudar.

Atividade PROA 17/20

Relatório do acompanhamento de Blogs

Fiz visitas aos blogs das colegas Tânia Dalfollo, Deonilda Vidaletti, Aline Oliveira e Clarice Ruda.
BLOG DA TÂNIA - Pude observar que o trabalho da Tânia está bem produtivo, apesar dela dizer que está com pouco tempo para realizar as atividades. Gostei que ela realmente usa o blog como diário, coloca tudo o que está acontecendo e inicia seu blog, contextualizand, dizendo o que é blog, para que serve e para que pode servir. Daria como sugestão para a Tânia colocar os links usando o nome das colegas e sites para ficar mais sintética a barra de links, mas isso é questão de gosto.
BLOG DA DEONILDA - A colega Deonilda Vidaletti também iniciou seu trabalho no blog, contextualizando-o, os textos apresentados por ela são bem construtivos e interessantes. Percebi que ela é bem determinada, pois está sempre tentando melhorar seu trabalho seu trabalho, inserindo novas ferramentas para apresentar uma melhor criatividade e também para testar seus conhecimentos e aprender cada vez mais. Usou bem as ferramentas de configuração, mas penso que pode usar na postagem um tom de cor mais claro, pois o blog já está bem colorido e bonito. Mas, eu adorei as combinações, é só para não cansar a leitura.
BLOG DA ALINE - No blog da Aline Oliveira há resultados de algumas pesquisas que ela tem feito para aprimorar seu trabalho, coloca também as observações que vem fazendo, acredito que é para dar uma característica de construção de trabalho. Sugiro que use mais cores para ficar mais alegre, está bem "clean".
BLOG DA CLARICE - Percebi no blog da colega Clarice há muito poucas postagens, penso que seja por dificuldades em usar a ferramenta, ou por estar sem tempo para explorá-la. Mas o que ela conseguiu fazer está certo, seria só seguir com o trabalho, principalmente postagens do resutado das atividades. Ainda há tempo para dar continuidade ao trabalho, mas é preciso muita dedicação, pois as atividades são bem envolventes.

22/05/2007

Atividade PROA 17/16

Relatório das Atividades


Para realizar o trabalho em grupo procurei pesquisar os sites sugeridos pelas professoras da disciplina. Baixei o Google Earth, trabalhei um pouco nele, copiei um mapa com a localização de minha cidade, São Borja, RS. Achei muito interessante, já o conhecia, mas não o havia explorado. Também explorei o GoogleMaps, tentei fazer um mapa da minha cidade inserindo marcadores, vou procurar explorar mais para entender melhor. Percebi que a diferença entre o Google Earth e o Google Maps é que no 2º os mapas podem ser apresentados de diversas formas com imagem de satélite, imagem híbrida, imagem das rodovias e imagem do mapa mundi e, no 1º podemos observar imagens do satélite atualizadas, podemos voar para diversos lugares, etc.Pesquisei também sobre o Paises@ e o Moedas no Mundo, os quais coloquei um tutorial para usá-los. Quanto ao trabalho em grupo, penso que o Grupo Mapas procurou fazer um trabalho bem produtivo, desde o início as colegas já começaram a interagir, trocamos idéias e fomos publicando o resultado de nossas pesquisas.

Atividades PROA 17/13, 14 e 15

As atividades 13, 14 e 15 estão no Blog Colaborativo htttp://www.mapasonline.blogspot.com

Atividade PROA 17/12

Na semana passada procurei acelerar o meu trabalho no Blog, deixei um pouco de lado as outras disciplinas. Procurei realizar as atividades para colocá-las em dia, pois estava muito atrasada. Mas não consegui deixar tudo em ordem, porque começaram as atividades em grupo, então busquei trabalhar no grupo para não prejudicar as colegas. Das atividades que fiz, o que achei mais difícil foi o Bloglines, pois no início não conseguia entendê-lo, mas com a prática pude realizar esssa atividade e entender sua funcionalidade, que percebi que é muito útil. Vou procurar colocar as demais atividades em dia e também me dedicar às demais disciplinas.

Atividade PROA 17/11

As fontes e cores do Blog já as havia mudado neste blog da disciplina, vou fazer também no blog de testes. Esse recurso deixou bem mais interessante os nossos blogs, eles podem ficar mais bonitos. Já havia feito a atividade, apenas não tinha postado aqui.

17/05/2007

Atividade PROA 17/10

Editei a NavBar e troquei as cores.

Atividade PROA 17/9

Professoras, adicionei a lista de links das colegas da turma nesse blog, devo fazer de novo no blog de testes?

Atividade PROA 17/8

O endereço do meu blog de testes é http://elainepflores.blogspot.com/. Comecei a fazer alguns testes.

Atividade PROA 17/8

O endereço do meu blog de testes é http://elainepflores.blogspot.com/. Comecei a fazer alguns testes.

16/05/2007

Atividade PROA 17/7



Já sabia como configurar o Blog, aprendi na Oficina que a professora Suzana ministrou em POA, na ocasião das aulas presenciais da Especialização e também fui usando os recursos de ajuda do Blogger. Mudei poucas coisas, pois penso que não haveria necessidade. Mas o tutoria está excelente e também bem explicativo, contém informações sobre a utilidade de cada recurso.

Atividade PROA 17/6

Adicionei os blogs das colegas no Bloglines, cadastrei também o da turma, demorei um tempão fazendo isso, mas valeu a pena, agora ficará mais fácil de acompanhar os trabalhos. Agora já posso acompanhar com rapidez as novidades.

Meu endereço no bloglines é:

http://www.bloglines.com/public/elaineflores

Estive visitando os blogs das colegas da turma e a cada dia que passa observo que a turma está bem entusiasmada com o trabalho. Há blogs maravilhosos, com bastante conteúdos e também com o visual lindo. As colegas estão caprichando muito, espero conseguir melhorar o meu, estou tentando acompanhar as atividades, pois estou em atraso.

Atividade PROA 17/5




Realizei o cadastro no Bloglines, adicionei os blogs da turma e os sites sugeridos pelas professoras, só não consegui adicionar o blog da colega Maria Otília, pois não consigo acessá-lo, dá erro e trava o meu computador.
Meu nome de usuário no blog do bloglines é elaineflores .

15/05/2007

Atividade PROA 17/4


Estou lendo o texto sugerido, Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line, de Suzana Gutierrez, e estou me deparando com um nova possiblidade de agilidade no trabalho com blogs, freqüentemente pensava: Como é que os professores conseguem ler tudo o que postamos e ter de procurar, blog por blog, quem fez o quê? Achava isso muito difícil, pois as turmas do Curso de Especialização - PROA são grandes e há professores que atendem mais de uma turma. Como encontram tempo para navegar por todos os blogs, por todos os wikis, para acessar os trabalhos na Biblioteca do E-proinfo, etc? Mas, conhecendo a tecnologia RSS e Atom, vejo que o trabalho deles é mais simplificado, não que esteja o considerando fácil, mas já é uma vantagem para eles em ganharem tempo. Parei de ler o texto e fui testar o serviço de mensagens no celular, solicitei uma notícia em últimas notícias e imediatamente chegou ao meu celular uma notícia sobre a CPI do Apagão Aéreo, que havia sido publicada no jornal Folha. Eu poderia ter solicitado sobre esporte, economia, aeroportos, tempo, futebol, horóscopo e celebridades. Muito interessante! É claro que no celular o serviço é pago, mas na Internet o serviço é gratuito, o que o torna mais interessante e possível de ser usado por nós educadores. Uma das possibilidades interessantes do leitor de notícias é que podemos selecionar o que quisermos ler e adicionar, o que não nos interessar mais poderemos excluir, podemos organizar por data e assunto, nada de mensagens indesejadas como no serviço de correio eletrônico. O Bloglines oferece o serviço de via RSS/Atom gratuitamente e, com vantagem, pois o usuário poderá manuseá-lo em qualquer computador, pois ele está disponível on-line, não se trata de um aplicativo que deva ser instalado no computador. Uma grande vantagem de objetos de aprendizagem digitais é o seu tempo de utilização e facilidade de modificação, mas é interessante que o material seja bem organizado, para que não se perca entre outros arquivos digitais. A tecnologia RSS/Atom pode ser utilizada em conteúdos educacionais e objetos de aprendizagem. A idéia da Blogoteca é muito interessante e, acredito que seja fácil de se fazer, mas é necessário tempo e colaboração no trabalho. Dispondo de computador e Internet podemos fazer vários trabalhos e úblicá-los imediatamente, além de usar serviços de protocolo de agregação para estarmos logados com o mundo e também colocar nossas idéias na web. A tecnologia dos agregadores de conteúdos fazem parte de nossa vida e facilitam nosso trabalho. O texto é bem reflexivo e nos mostra, pelo menos para mim, mais uma novidade em usar a tecnologia para facilitar o trabalho.

Atividade PROA 17/3

Consegui, com atraso, concluir as atividades da 1ª semana. Já tenho bom conhecimento sobre configuração e uso de blogs na educação, mas neste ano há muitas novidades, tendo em vista que o Google, da Microsoft, é quem está administrando o site Blogger. Ficou tudo mais fácil e rápido, além de podermos enriquecer nossos blogs usando vídeos do Youtube, inserir com mais facilidade a lista de links, configurar cores, etc. Quanto às atividades da 1ª semana, foram bem significativas, se tivéssemos alguma dificuldade em fazer um blog, configurar suas cores, seu modelo, inserir imagens, fazer login, era só seguir o link de ajuda colocado no blog da disciplina, que nos orientava adequadamente. O texto da professora Suzana é muito interessante para ser lido. As visitas que fizemos a outros blogs foi bem significativa, tendo em vista as diferenças e semelhanças entre eles, que puderam ser observadas, como a linguagem usada, os tipos de atividades, o público a que se destinam, etc. Considero que essas atividades foram bem proveitosas e, com certeza, vão tornar nosso trabalho rico e eficiente, pois tivemos a oportunidade de conhecer trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e com sucesso. Esses trabalhos podem ser fontes de inspiração para os nossos.

Atividade PROA 17/2


Estive visitando os sites indicados na disciplina. Constatei que são muito interessantes e podem enriquecer nosso trabalho pedagógico, além de que nos sugerem atividades de trabalho com o uso de informática educativa. O Blog Tridisciplina é colaborativo, organizado para ser trabalhado em três disciplinas que, além de trabalhar os conteúdos, também dá suporte aos alunos para trabalharem em seus blogs. O Blog do Sérgio Lima é interessante para quem usa software livre, pois dá muitas dicas e há trocas entre o pessoal que o visita. O Blog Quemfaz apresenta muitas informações importantes para os professores, pena não estar sendo atualizado. O Blog da professora Suzana Gutierrez é maravilhoso, além de lindo. Nele há informações sobre os trabalhos que ela vem desenvolvendo hpa um bom tempo com seus alunos, além de links interessantes, várias fotos dos seus alunos de educação Física e tudo o que "fazem" por aí, suas participações em competições. Do Blog Vamosblogar, testei a orientação para apresentar PowrPoint no Blog, adore, deu certo. Os textos também são bem interessantes, gosto de ler sobre cultura africana, lá há texto sobre o assunto. No Blog Planetaterra há instruções para atividades que foram desenvolvidas pelos alunos daquela turma, há projetos que foram desenvolvidos pelo grupo e nos dá muitas dicas para desenvolvermos trabalhos como esse. No Blog Vivênciapedagógica há textos, teses, dissertações, dicas sobre o uso de Webquests, informações sobre encontros na área de educação, notícias, serviços que podem ser contratados, etc. O Blog palavraaberta, já o conhecia, ele divulga trabalhos desenvolvidos por alunos e é colaborativo desenvolvido por 2 professores, já muito conhecidos por seus trabalhos. O Blog da professora Leonor é fantástico, convida as crianças a conhecerem o mundo encantado da literatura, os material usado é de cecília Meireles. O Blog da professora Marli também já conhecia, aprendi a criar blog com ela, após uma palestra e apresentação de seu trabalho no ano passado durante um evento dos NTEs realizado pela CATE. O Blog Vidassecas, também da professora foi apresentado por ela durante o evento. O Blog Leituraescola dá dicas interessantes aos professores de séries iniciais, apresenta vídeos do Youtube, dicas de curta-metragens, dá bastante suporte aos professores, principalmente sobre leitura e escrita. As visitas aos blogs foram significativas, pude ter uma maior visibilidade de como mposso desenvolver meu trabalho pedagógico com o aluno, usando recursos tecnológicos como computador e Internet, além de encontrar textos para ler e dabater com colegas da área.

10/05/2007

Fontes e cores


Demorei um tempão para conseguir mudar as fontes e as cores do meu blog, pois não havia percebido que em alguns modelos era preciso atualizar para aparecer essa opção.Achei muito interessante, quando não sabia fazer isso, pensava que nem sempre as cores dos modelos não eram interessantes para as pessoas, pois cada um tem seu jeito de ser. Esse recurso é bem legal.


03/05/2007

Viajando pela Blogosfera

Ao ler o texto Viajando pela Blogosfera de Suzana Gutierrez, pude perceber, com mais certeza, o quão importante é saber chamar à atenção para a leitura. O início da construção do texto é fantástica, é possível imaginar o que está acontecendo, ela soube ser um pouco poética e ao mesmo tempo revelar sobre o assunto em voga. Além disso, o texto é bastante informativo, revela a história do uso de blogs, seu crescimento até 2004. Os outros dados foram colocados no Blog do seminário. Também estão explícitas no texto as características dessa ferramenta e seu uso pedagógico, que há um tempo atrás era quase nulo no Brasil.